sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA?



RAZÃO DOS ORIENTAIS TEREM OS OLHOS "PUXADOS"


Há razão para esse mistério?

"Povos orientais como chineses, coreanos, japoneses e mongóis possuem características marcantes como a cor da pele, o formato do rosto, cabelos lisos e pretos e os olhos ditos “puxados” .

Estas características são resultado de adaptação evolutiva e são transmitidas aos descendentes de geração a geração. O olho “puxado”, por exemplo, é uma característica que está relacionada à adaptação ao frio, típico do norte da Ásia, região que deu origem ao povo mongol há cerca de 10 mil anos no final da última era glacial.

Os mongóis deram origem aos chineses, coreanos e japoneses. O espaço entre a pálpebra superior e a inferior ou seja, a fenda palpebral dos olhos dos orientais é menor do que a dos ocidentais.

Além do frio, esta característica foi obtida também para evitar problemas de visão que podem ser causados pela intensa reflexão da luz do mar branco das regiões frias, o que pode ocasionar problemas de vista a longo prazo, e pela radiação ultravioleta, refletida pela neve que pode causar cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina."


( Há diferenças entre os diferentes padrões [chineses, coreanos, japoneses], mas que são sutis para os olhos ocidentais )

10 comentários:

C disse...

Muito interessante!! Não fazia qualquer ideia!
Há sempre uma razão para tudo, não é assim?

beijinhos Lusos (claro)

Lita

Terê. disse...

oi amiga cida,saudades,parabens belo texto,esclarecedor,beijos tere.

José Leite disse...

Esclarecedor e pedagógico seu belo texto.
Confesso que ignorava...

José Leite disse...

Esclarecedor e pedagógico seu belo texto.
Confesso que ignorava...

Diamantino disse...

Olá Cida!
De facto, tudo tem uma explicação natural, embora nem sempre a conhecemos, o que dá azo a fantasias, mas devemos admitir que a Natureza é a deusa criadora, todos os seres, todas as coisas que estão no seu estado natural, são a sua obra.

Querida amiga! Saiba que tenho acompanhado os seus «posts», se não tenho comentado é por falta de apetência, aliás, devo dizer que não me acho com jeito para comentar, mas agora não podia faltar, depois do seu simpático comentário à minha «Estrada».
Não me passa pela cabeça, passar a livro as minhas recordações, penso que aqui em Portugal, já existem livros de má qualidade a mais. Mas registo com satisfação a sua sugestão.

Um beijo
Diamantino

AvoGi disse...

nao sabia, mas fiquei a saber há coisas que sao fantásticas e neste caso a blogosfera.
obrigada. kis

Drica disse...

Pra tudo tem uma explicação, e sempre muito curiosa e interessante.

Forte abraço

Anônimo disse...

Ah,essa explicação sobre o motivo do olhinho puxado eu já tinha ouvido, mas não com tantos detalhes como li aqui. Achei interensantíssimo!
Beijos Cidinha :)

Unknown disse...

Cida amiga,

Faço questão de deixar aqui registrado a marca dos 151 seguidores AMIGOS do seu blog!

Fico super feliz de ver o Mosaicos crescer, pois acho que sou sua super fã (como muitos outros aqui o são).

Que Deus continue iluminando e abençoando vc e o Mosaicos sempre!

Meu carinho e admiração
claudiafux

Gisley Scott disse...

Que curioso!
Eu estudo com uma coreana, e foi bom saber mais a origem dos olhinhos puxados :)! - o cabelo dela é lindo :)!

Bjos